Dicas de livros: julho de 2016

Franklin Roosevelt  | Alan Brinkley | Amarilys | 2014 | 138 pp.

Nossa primeira dica nesta edição especial de “Dicas e Lançamentos”, dedicado a biografias, é o livro “Franklin Delano Roosevelt – O presidente que tirou os Esta-dos Unidos do buraco”, de Alan Brinkley, publicado em 2014 pela Editora Amarilys. Roosevelt ocupou a Casa Branca durante a pior crise econômica da história dos Estados Unidos e durante a Segunda Guerra Mundial. Seu governo foi marca-do por debates que não deixaram de ser atuais. Atuação forte do governo na economia ou livre mercado? Políticas assistenciais válidas ou assistencialismo eleitoreiro? O livro de Brinkley explora todas essas questões e muitas outras, sempre de maneira objetiva e em linguagem bastante clara. É um livro rápido de ler, com 138 páginas, contando as referências. Ideal para ler nas férias ou no intervalo do trabalho. Na introdução da obra, o autor explica: “não faltam biografias sobre Roosevelt. Pelo menos quatro foram publicadas apenas nos últimos cinco anos. Esta curta biografia está em grande débito com os extraordinários estudos da última metade de século e além; também me beneficiei dos trabalhos de mui-tos historiadores, assim como do meu. Ela ajudará, espero, alguns leitores a se familiarizarem com a época da Grande Depressão e do New Deal, e também ajudará outros a se lembrarem de seus efeitos duradouros em nossa própria era”. Para saber mais, clique aqui.

Davi – A vida real de um herói bíblico | Joel Baden | Zahar| 2016 | 293 pp.

A segunda dica do “especial biografias” vai para “Davi – a vida real de um “herói bíblico”, de Joel Baden, publicado em 2016 pela editora Zahar. A história de Davi é bastante conhecida. Ou pelo menos existe uma história que é bastante conheci-da: o autor dos Salmos, o jovem destemido que derrotou o gigante Golias e também aquele que uniu as tribos de Israel em um único reino – esse é o Davi lendário e idealizado, o símbolo máximo de soberania, o herói bíblico que todos conhecem. No livro de Baden, no entanto, vamos encontrar outro Davi: um homem de carne e osso, histórico, mais complexo e interessante que o mítico rei. Ao examinar a Bíblia em minúcia e analisar um a um os episódios da vida do rei de Judá e Israel, a figura do personagem se humaniza e a verdade histórica se revela. Va-mos nos deparar com um Davi controverso, que, a despeito de seu papel funda-mental na constituição de uma nação unida e forte, era inescrupuloso, ambicioso, violento, manipulador, valendo-se de traição e assassinato. E aí, interessou? Joel Baden, o autor da obra, é professor associado da Yale Divinity School, da Universidade Yale. Especialista em Antigo Testamento e estudos bíblicos, tem vários livros , ensaios e artigos de referencia publicados sobre o tema. Para saber mais sobre esse lançamento, clique aqui. No site da Zahar, você pode baixar, gratuitamente, o sumário e um trecho do livro. Imperdível.

Karl Marx – Uma vida do século XIX | Jonathan Sperber| Amarilys | 2014 | 612 pp.

A terceira dica deste especial biografias é o livro “Karl Marx – Uma vida do século XIX”, do historiador Jonathan Sperber. Marx foi um dos filósofos políticos mais influentes da civilização ocidental, autor de uma vastíssima obra, que passa da filosofia a ciência política, da história ao campo da economia. Produto da modernidade, Marx produziu suas teorias e concepções de mundo naquele que é chamado “o século XIX”. Viveu dentro dos limites vitorianos, testemunhou grandes acontecimentos políticos e, diante da efervescência de seu tempo, produziu textos que até hoje ajudam a explicar o mundo. A biografia de Sperber, desta forma, também é uma biografia do século XIX. Segundo o autor, “é precisamente devido à percepção do contraste entre aquele século e o atual que a luz própria e singular do segundo se manifesta. Estudar Marx no contexto de seu tempo, e não no nosso, é um recurso que ajuda a iluminar nossa situação atual e constitui uma das maiores virtudes intelectuais de uma biografia do filósofo nestas primeiras décadas do século XIX. Jonathan Sperber é professor responsável pela cadeira de história na Universidade de Missouri, autor de inúmeros trabalhos sobre a história do século XIX na Europa, incluindo The European Revolutions, 1848-1851 e Rhineland Radicals: The Democratic Movement and the Revolution of 1848-1849. Para saber mais sobre o livro, clique aqui.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*