Sesc oferece curso gratuito de História da Arte no Rio de Janeiro

As aulas serão realizadas entre março e junho de 2018, na unidade de Copacabana, zona sul da cidade. Inscrições devem ser feitas por e-mail.

Por Bruno Leal | Agência Café História

O Sesc Copacabana, no Rio de Janeiro, por meio do projeto “Sesc Arte em Desenvolvimento”, oferece gratuitamente o curso “História da Arte”, que será ministrado toda sexta-feira, de 14h às 16h, entre os dias 2 de março e 22 de junho de 2018. Os interessados devem enviar um e-mail para [email protected] As vagas são limitadas e a classificação indicativa é de 16 anos.

A proposta do curso é apresentar os principais movimentos artísticos das Artes Visuais desde as suas primeiras manifestações, considerando-se as diferentes organizações sociais, as escolas pré-modernas e movimentos modernos, até a arte contemporânea.

historia-da-arte-curso
Face Mask Ornament, Peru. Moche (Loma Negra). Crédito: MET Museum.

Quem ministra o curso é Carlos Vinícius da Silva Taveira, doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela Pontifícia Universidade católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Taveira é colaborador do Café História, autor da Bibliografia Comentada “História da Arte: uma introdução historiográfica”, publicada em julho de 2017.

Por telefone, Taveira explicou que o objetivo do seu curso no Sesc é introduzir o maior número possível de pessoas nos debates sobre arte, principalmente nos debates sobre artes visuais. Por isso, qualquer pessoa, independente da formação, pode fazer o curso, desde que tenha pelo menos 16 anos.

– Vamos começar lá atrás, com as primeiras representações rupestres e passar por diversos momentos da arte. Vamos passar pelas vanguardas do século XX, tanto no Brasil, quanto no mundo, mas também abrir a possibilidade de pensar algumas formas de arte mais atuais, como a produção de coletivos ou mesmo a arte feita por inteligências artificiais. Acredito que os alunos podem trazer também as suas próprias experiências de arte para enriquecer o curso. Cada um tem uma percepção do que é arte. A ideia é somar novas ideias – afirmou Taveira.

Existe a possibilidade do curso “História da Arte” ser ofertado no futuro próximo em outras unidades do Sesc. Acompanhe o Café História para se manter atualizado.

23 Comentário

  1. Sou Guia de turismo e moradorora da zona oeste…seria ótimo se ministraram esse curso na unidade Madureira. Obrigada.

    Guia Nelma Gadi

  2. //Boa tarde
    Solicito informação sobre o curso gratuito de “História da Arte”, qualquer pessoa pode se inscrever ou só os associados, existe algum pré requisito para fazer o curso, idade. quero me inscrever: Marilene da Cruz Chaves, professora aposentada. Aguardo retorno.

  3. É possível ainda se inscrever no curso de história da arte. Como posso fazer? Entrei com meus dados no boletim café história, pois o link pra o SESC não está disponível.

  4. Boa tarde
    Por favor, Solicito informação sobre o curso gratuito de “História da Arte”, qualquer pessoa pode se inscrever ou só os associados, existe algum pré requisito para fazer o curso além da idade mínima? Só vi a divulgação do mesmo agora. Esse curso será ofertado no futuro? Gostaria muito de me inscrever: Renata.

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*