Plataforma usa animações de curta duração para explicar eventos e autores consagrados em História

 “Academia Play” aborda diversos temas, desde as diferenças entre o teatro grego e romano até as ideias do filósofo Ortega y Gasset.

Bruno Leal | Agência Café História

A Revolução Francesa explicada em 14 minutos. Pode parecer um desafio e tanto. Mas o projeto espanhol “Academia Play” descobriu como fazer isso de uma maneira criativa e didática. Por meio de desenhos e animações de curta duração, o projeto tem lançado um vídeo por semana sobre acontecimentos históricos, a vida de filósofos e outros assuntos pertencentes ao universo da história e das ciências humanas de uma forma geral. Todo o material é gratuito e encontra-se dividido entre um canal no YouTube, que possui 537 mil assinantes, e um blog, que além dos vídeos, também possui textos e infográficos. Imperdível para todos que se interessam pelas áreas de filosofia e história.

A ideia do Academia Play não é formar especialistas em filosofia e história, mas explicar no plano básico grandes obras clássicas ou eventos que considerados históricos pelos historiadores e filósofos. Além da ótima qualidade visual, a linguagem utilizada pelo narrador é direta e simpática. Os vídeos são narrados em espanhol.

Alguns já possuem legenda em português e inglês. O vídeo abaixo, por exemplo, fala sobre a vida e as ideias do filósofo Friedrich Wilhelm Nietzsche (1844-1900) em apenas três minutos e está legendado em português brasileiro:

O projeto vai agradar principalmente professores de Ensino Básico e estudantes de Ensino Médio e superior. Segundo os espirituosos realizadores do projeto, o Academia Play é uma ferramenta de aprendizagem através do formato de vídeo que tenta fazer com que a experiência de aprendizagem dos internautas seja “épica”. Confira e diga o que achou!


Como citar essa notícia

CARVALHO, Bruno Leal Pastor de Carvalho. Plataforma usa animações de curta duração para explicar eventos e autores consagrados em História. (Notícia). In: Café História – história feita com cliques. Disponível em: https://www.cafehistoria.com.br/academia-play/. Publicado em: 10 nov. 2017. Acesso: [informar data].

1 Comentário

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*