Plataforma usa animações de curta duração para explicar eventos e autores consagrados em História

 “Academia Play” aborda diversos temas, desde as diferenças entre o teatro grego e romano até as ideias do filósofo Ortega y Gasset.

Bruno Leal | Agência Café História

A Revolução Francesa explicada em 14 minutos. Pode parecer um desafio e tanto. Mas o projeto espanhol “Academia Play” descobriu como fazer isso de uma maneira criativa e didática. Por meio de desenhos e animações de curta duração, o projeto tem lançado um vídeo por semana sobre acontecimentos históricos, a vida de filósofos e outros assuntos pertencentes ao universo da história e das ciências humanas de uma forma geral. Todo o material é gratuito e encontra-se dividido entre um canal no YouTube, que possui 537 mil assinantes, e um blog, que além dos vídeos, também possui textos e infográficos.

A ideia do Academia Play não é formar especialistas em Revolução Francesa ou em qualquer outro tema de história, mas explicar no plano básico grandes obras clássicas ou eventos que considerados históricos pelos historiadores. Além da ótima qualidade visual, a linguagem utilizada pelo narrador é direta e simpática. Os vídeos são narrados em espanhol. Alguns já possuem legenda em português e inglês. O vídeo abaixo, por exemplo, fala sobre a vida e as ideias do filósofo Friedrich Wilhelm Nietzsche (1844-1900) em apenas três minutos e está legendado em português brasileiro:

O projeto vai agradar principalmente professores de Ensino Básico e estudantes de Ensino Médio e superior. Segundo os espirituosos realizadores do projeto, o Academia Play é uma ferramenta de aprendizagem através do formato de vídeo que tenta fazer com que a experiência de aprendizagem dos internautas seja “épica”. Confira e diga o que achou!


Como citar essa notícia

CARVALHO, Bruno Leal Pastor de Carvalho. Plataforma usa animações de curta duração para explicar eventos e autores consagrados em História. (Notícia). In: Café História – história feita com cliques. Disponível em: https://www.cafehistoria.com.br/academia-play/. Publicado em: 10 nov. 2017. Acesso: [informar data].

1 Comentário

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*