Palmares e Zumbi no Podcast “História FM”

De acordo com professor de história, é preciso destacar o esforço em se recuperar a história de homens e mulheres negros que existiram no Brasil, mas que por muito tempo foram deixadas de lado.  

Agência Café História

Nesta segunda-feira foi lançado o episodio 15 do podcast História FM, “Palmares e Zumbi: História, controvérsia e revisionismo”, com a participação de Felipe Aguiar Damasceno, professor da rede publica de Maricá-RJ. O “História FM” é produzido pelo historiador Icles Rodrigues, nosso parceiro do canal “Leitura ObrigaHistória”.

O novo episódio discute a escassez de fontes sobre Palmares, a sua natureza, as dificuldades enfrentadas por quem se debruça sobre elas, e também sobre como essa história veio sendo apropriada por grupos diversos com o passar dos anos, desde grupos conservadores ao movimento negro.

Segundo Damasceno, “eu, como pesquisador, vejo com bons olhos essa tentativa dos movimentos sociais de tentar pressionar por pesquisas e por uma história que fale sobre as outras histórias. Por um bom tempo essas histórias foram deixadas de lado. Essas histórias de homens e mulheres negros que existiram no Brasil, por muito tempo foi deixada de lado, e só muito recentemente isso tem voltado”.

Para saber as novidades do podcast, basta seguir o perfil @historiaFM no Twitter.

Você também pode escutar o episódio em outros lugares:

Archive, Apple Podcasts (iTunes), Deezer, Castbox, Pocket Casts, Google Podcasts.

1 Comentário

  1. Há muito que se faz mister revisar a História de TODOS os países e rever as histórias que foram olvidadas ou mal-narradas. Espero tão-somente que as figuras indígenas e as mulheres tampouco caiam no esquecimento, em detrimento das figuras dos homens negros.

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*