Palmares e Zumbi no Podcast “História FM”

19 de novembro de 2019
1

De acordo com professor de história, é preciso destacar o esforço em se recuperar a história de homens e mulheres negros que existiram no Brasil, mas que por muito tempo foram deixadas de lado.  

Agência Café História

Nesta segunda-feira foi lançado o episodio 15 do podcast História FM, “Palmares e Zumbi: História, controvérsia e revisionismo”, com a participação de Felipe Aguiar Damasceno, professor da rede publica de Maricá-RJ. O “História FM” é produzido pelo historiador Icles Rodrigues, nosso parceiro do canal “Leitura ObrigaHistória”.

O novo episódio discute a escassez de fontes sobre Palmares, a sua natureza, as dificuldades enfrentadas por quem se debruça sobre elas, e também sobre como essa história veio sendo apropriada por grupos diversos com o passar dos anos, desde grupos conservadores ao movimento negro.

Segundo Damasceno, “eu, como pesquisador, vejo com bons olhos essa tentativa dos movimentos sociais de tentar pressionar por pesquisas e por uma história que fale sobre as outras histórias. Por um bom tempo essas histórias foram deixadas de lado. Essas histórias de homens e mulheres negros que existiram no Brasil, por muito tempo foi deixada de lado, e só muito recentemente isso tem voltado”.

Para saber as novidades do podcast, basta seguir o perfil @historiaFM no Twitter.

Palmares e Zumbi no Podcast “História FM” 1

Você também pode escutar o episódio em outros lugares:

Spotify: http://bit.ly/HFMspotify

Apple: http://bit.ly/HFMapple

Deezer: http://bit.ly/HFMdeezer 

Castbox: http://bit.ly/HFMcastbox

Pocket casts: https://pca.st/86lb

Google Podcasts: ouça no Google Podcasts

Para saber as novidades do podcast, basta seguir o perfil @historiaFM no Twitter.

Bruno Leal

Fundador e editor do Café História. É professor adjunto de História Contemporânea do Departamento de História da Universidade de Brasília (UnB). Doutor em História Social. Tem pós-doutorado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pesquisa História Pública, História Digital e Divulgação Científica. Também desenvolve pesquisas sobre crimes nazistas e justiça no pós-guerra.

1 Comment

  1. Há muito que se faz mister revisar a História de TODOS os países e rever as histórias que foram olvidadas ou mal-narradas. Espero tão-somente que as figuras indígenas e as mulheres tampouco caiam no esquecimento, em detrimento das figuras dos homens negros.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Don't Miss