Este núcleo de estudos conta a História do Japão

Núcleo de Estudos Japoneses (NEJAP), da Universidade Federal de Santa Catarina, organiza minicursos, cine-debates, rodas de leitura e muitas outras atividades sobre a História do Japão.

Escultura budista do período Heian, do século 10, que representa, ao mesmo tempo, o feminino e o masculino,os deuses e os humanos. Fonte: The Met.

A História do Japão é milenar, plural e marcada por vários períodos históricos. No entanto, boa parte das informações sobre a história e a cultura japonesas produzidas pelo Ocidente ainda é bastante marcada por estereótipos. Na contramão dessas simplificações, está o trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Estudos Japoneses (NEJAP), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O NEJAP é composto por Aline Dias da Silveira, professora do Departamento de História da UFSC, especializada em Estudos Medievais, e pelo coordenador do núcleo, Kauê Otávio, graduado em História pela UFSC. O grupo conta ainda com estudantes de graduação de outros cursos da UFSC, como Relações Internacionais, Letras e Direito.

Um dos principais objetivos do NEJAP é projetar a História do Japão para o público brasileiro não acadêmico, despertando o interesse das pessoas em geral pela cultura, personagens e acontecimentos mais marcantes do país asiático.

“O NEJAP vem oferecendo atividades de extensão desde 2015, tentando abraçar tanto um público não acadêmico e não-especializado, como também o público acadêmico, independente de já terem contato com história e cultura japonesas ou não. Já demos palestras, cursos de extensão semestrais, rodas de leitura, aulas introdutórias, cine-debates, e assim por diante. Todo ano, montamos um colóquio com um tema geral, e aceitamos propostas de artigos dentro da temática indicada.”, explica Otávio.

O Núcleo gerencia um canal no YouTube com eventos, minicursos, conferências e palestras. O NEPAJ vai oferecer em breve um minicurso sobre história do Japão medieval, totalmente online e gratuito, que será ministrado dentro do evento “Diálogos sobre História – Ciclo de Minicursos Online da UFPR”. O minicurso acontece entre os dias 30 de agosto e 1 de outubro de 2021 e as inscrições já estão abertas.

É possível acompanhar o trabalho desenvolvido pelo NEJAP em suas redes sociais, onde são compartilhadas dicas de leituras, filmes e eventos sobre história japonesa. Essa é uma boa pedida para quem quer conhecer o Japão para além dos jogos Olímpicos.

Thaís Pio Marques

Faz parte da equipe do Café História, onde realiza estágio voluntário. Graduada em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Durante a graduação fez parte do Grupo PET Conexões de Saberes – Licenciaturas, voltado para a elaboração e desenvolvimento de Projetos pedagógicos interdisciplinares. Atualmente, organiza o perfil de Instagram “Poesia e oralidade”, onde compartilha textos breves sobre competições de poesia (slams) e seus participantes. O trabalho na rede social é
articulado aos estudos sobre História Oral e História Pública.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.