Professor de História desenvolve jogo inovador utilizando apenas formulário do Google

“Conselhos do Rei” coloca o estudante dentro de uma monarquia absolutista europeia.
1 de maio de 2020
79

Vem de Curitiba mais uma boa prática no campo da educação básica. Em meio ao isolamento social, o professor de História Tiago Rattes, de 37 anos, aplicou uma estratégia de gamificação inovadora com os seus alunos 7° ano. Ele utilizou um formulário do Google Forms, uma ferramenta simples e gratuita do Google, para desenvolver uma atividade-jogo chamada o “Conselho do Rei” – clique aqui para conhecer.

O game convida o aluno a imaginar-se em um círculo de confiança de um monarca absolutista no início da formação dos estados nacionais. A cada nova etapa eles são apresentados a situações históricas típicas do período e tem que opinar, tendo sempre dois possíveis caminhos.

Games de História - Uma opção para o isolamento social
Mineiro Tiago Rattes é professor na Escola Projeto 21, em Curitiba. Foto: Thiago Rattes.

“Em um certo momento, por exemplo, o rei questiona se ele deve buscar consolidar seu poder pelo carisma ou pela imposição e sua autoridade. Na atividade não existe o certo ou errado de uma atividade tradicional. Cada resposta leva o aluno a uma observação histórica que gera a reflexão. Se os alunos aconselham o rei a investir no carisma, eles serão alertados que embora o carisma seja algo importante, os adversários do rei estão conspirando contra ele nos bastidores por acharem que ele é incapaz de impor seu poder. Aqui eu abro espaço para debater com o aluno as ideias de pensadores como Maquiavel e Hobbes”, explicou o professor ao Café História.

Criatividade no isolamento 

Rattes, que é mineiro de Juiz de Fora e professor da Escola Projeto 21, em Curitiba, conta que a ideia do jogo-atividade surgiu dentro do contexto de isolamento social contra a pandemia do novo coronavírus:

“Já havia um tempo que eu tinha interesse em explorar recursos de gamificação em sala de aula. Diante da situação de isolamento social, entendi que era a hora de tirar o projeto do papel e aplicá-lo. Uma das coisas que favoreceu a sua aplicação foi que nossos alunos têm um grau de iniciação digital ótimo e se familiarizam muito com esse tipo de estratégia. Mas a atividade teve boa aceitação também entre aqueles que tem menos familiaridade com ferramentas digitais ou jogos”.

Tudo pode ser feito de casa, enquanto as aulas presenciais não recomeçam. Mas enquanto isso não acontece, o professor está neste momento aperfeiçoando a atividade do sétimo ano e preparando outra, exclusiva para o sexto ano, que vai abordar as Sociedades Fluviais. Nessa nova atividade, a turma será convocada a se imaginar em uma tribo que está passando do nomadismo para o sedentarismo, e nesse processo estão se aproximando de um grande rio no Oriente Médio.

Tela da atividade-game que é ambientado em uma monarquia absolutista
Tela da atividade-game que é ambientado em uma monarquia absolutista.

“A ideia das atividades é desenvolver competências gerais como o Pensamento crítico, criativo e cientifico nos alunos, já que o processo de imaginação e reflexão acaba favorecendo que os alunos construam saberes importantes da História. Além disso, a competência da cultura digital é bem desenvolvida neste processo, já que a noção de protagonismo com as ferramentas digitais norteia boa parte do trabalho”, diz Rattes. 

two red and white labeled books

mestrado em história

LIVRO NOVO DO HISTORIADOR BRUNO LEAL (UnB e CH)

Quero fazer mestrado em história

leia no celular.

leia no computador.

leia no tablet.

leia no kindle.

clique aqui.

Bruno Leal

Fundador e editor do Café História. É professor adjunto de História Contemporânea do Departamento de História da Universidade de Brasília (UnB). Doutor em História Social. Tem pós-doutorado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pesquisa História Pública, História Digital e Divulgação Científica. Também desenvolve pesquisas sobre crimes nazistas e justiça no pós-guerra.

79 Comments

  1. Fiz o teste. O professor está de parabéns.
    Além de ensinar História, esse tipo de atitude nos leva a uma reflexão sobre a criatividade e a tecnologia a serviço da educação.
    O encontro desses dois itens podem – e devem – transformar a educação dentro da sala de aula e despertar o interesse dos estudantes, tão essencial para que o nível de aprendizagem seja maior e melhor.
    Meus cumprimentos.

  2. Parabéns professor Thiago, seja pra criatividade no uso de uma ferramenta simples do formulário, seja por toda contextualização, e por colocar ideia em prática

  3. Excelente, não apenas pela interação e conteúdo, e essencial nesse momento de distanciamento, quando os estudos estão sendo orientados à distância, mas pela reflexão que conduz em cada etapa do jogo. Parabéns colega!

  4. Meu aluno chegou aqui comentando sobre esse jogo. Tenho um espaço pedagógico especializado chamado DESENVOLVENDO SABERES. Atendo individualmente cada criança. E como a aula era história é o assunto era exatamente esse Monarquia, Clero, Feudadalismo e capitalismo. Resolvi da uma olhada!
    O jogo é ótimo! Parabéns! Tb tenho um projeto assim para a aprendizagem de matemática!

  5. Bom dia professor. Excelente instrumento usado e ideia majestosa.
    Sou professor da SEE-DF e gostaria que me ensinasse a fazer essa transição das resposta, ou seja, clicando em uma opção corresponde a resposta correspondente.

    Aguardo valiosa resposta,

  6. Olá, curiosamente fiz algo parecido em língua inglesa. A partir de vídeos do YouTube, recortes de jornal americano e páginas de sites diversos,criei atividades para os alunos responderem com base nesses videos.
    Fiz 7 atividades diferentes usando esse formulário é a partir dessa ideia vou tentar desenvolver algo parecido com o que ele fez. Muito legal.

  7. Professor, achei genial. Especialmente o conceito de que não há “certo e errado”, mas sim, “ação e reação”. Isso combate o maniqueísmo, muito bom mesmo. Peço a sua vênia para tentar algo parecido com as minhas turmas!

  8. Sensacional! Amei e já fui experimentar! Acabei de criar o meu, mas estou com uma dificuldade: a de tirar o botão “voltar” para que o jogador só possa seguir em frente e não mudar as respostas. Alguém sabe?

  9. Que forma ímpar de levar conhecimento de história agregado a valores de pensamento que cada um tem o seu e precisa saber lhe dar com ele e suas consequências. PARABÉNS para vc professor que se dedicou de forma a qualificar o ato tecnológico!!!

  10. Parabéns, professor Tiago, achei o formulário sensacional.
    Gostaria de saber a possibilidade de disponibilizar o formulário para aplicação junto a outras turmas, o que também auxiliaria na divulgação de seu trabalho.
    Parabéns

  11. DESENVOLVER OS ESTUDOS DENTRO DA NOVA TECNOLOGIA MUNDIAL.
    INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS NO APRENDIZAGEM DO ALUNO E TAMBÉM PARA AGILIZAR O TRABALHO DO PROFESSOR.
    PODER ABSOLUTO .

  12. Parabéns professor! aprender a utilizar como ferramenta de ensino as novas tecnologias, aponta novos caminhos para um trabalho criativo e que estimula o aprendizado do aluno.

  13. Parabéns professor! Quanta criatividade! Com certeza seus alunos amaram. Aprendizagem, conhecimento em uma proposta inovadora.

  14. Quanta criatividade! Com certeza seus alunos amaram. Aprendizagem, conhecimento em uma proposta inovadora. Parabéns!

  15. Muito Interessante como faço para ter acesso ao jogo? Parabéns por inovar e por sua criatividade. Vejo que tenho muito que aprender.

  16. Olá caro colega, também sou professor de História. Gostaria de saber se posso utilizar o jogo com as minhas turmas? Abraços

  17. Eita que basta alguem fazer algo inovador pros espertos logo querer tirar vantagem!
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkk Não dê não professor! Cérebro e orelha cada um tem o seu – Se funciona ou não é problema de cada um.
    Oxeee

  18. Professor, parabéns pela criatividade! “Joguei” e achei muito interessante.
    Os meninos adoram essa gameficação e aprendem com maior facilidade.

  19. Olá sou professor de Geografia e História da Escola Parque Jardim Helena, gostaria de uma cópia para aplicar com meus alunos, ver os resultados seria possível?

  20. Fiquei fã desse cara. O tratamento gráfico, a linguagem é super bacana tornando a imersão em assuntos outros algo mais facilitado. Parabéns pelo trabalho, bastante inspirador!

  21. Boa noite professor Tiago, muito contente por ter encontrado o seu jogo. Estou neste momento a tentar desenvolver um jogo com adolescentes que teste relações de autoridade e obediência.
    Quem sabe podíamos falar um pouco.

    Sou professora e encenadora e estou a preparar um Espectáculo sobre estas temáticas, que será também um jogo:)

    obrigada

  22. Parabéns professor!
    Achei belíssimo seu trabalho e sua ideia.

    Sou professora de matemática, e 6 de maio é o Dia Nacional da Matemática. Gostei tanto que fiz um para a História da Matemática.

    Agradecida!!

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Don't Miss