Ícone do site Café História

Este jornalista criou um mapa da imprensa alternativa na ditadura militar

Este jornalista criou um mapa da imprensa alternativa na ditadura militar 2

Pedro Aguiar, professor do Departamento de Comunicação da UFF, vinculado ao curso de Jornalismo, produziu um mapa de jornais e revistas alternativos que circularam durante a durante a ditadura militar no Brasil (1964-1985).

Além de veículos conhecidos, como “O Pasquim”, que circulou no Rio de Janeiro e juntou Ziraldo, Paulo Francis e Millôr Fernandes, Aguiar localizou mais de 20 outros veículos do gênero, em diversas regiões do país, evidenciando que a imprensa alternativa foi muito além do eixo Rio-São Paulo.

Mapa criado pelo jornalista e professor Pedro Aguiar (UFF). Imagem: reprodução com autorização.

“Minha intenção com esse mapa é sugerir, nas pesquisas sobre imprensa alternativa, um deslocamento do centro das atenções: do eixo Rio-São Paulo para uma abordagem verdadeiramente nacional, que contemple diferentes iniciativas que existiram nas cinco regiões do Brasil. Os trabalhos do Bernardo Kucinski, da Maria Aparecida Aquino e do Rivaldo Chinem são importantíssimos, mas trazem uma abordagem focada no Sudeste. A ideia do mapa foi ampliar a escala geográfica. Para isso, adaptei os dados do Kucinski e acrescentei minha própria compilação, incluindo veículos que não estão no livro”, disse Aguiar ao Café História.

O professor ressaltou ainda que os jornais, revistas, boletins e agências que aparecem no mapa são apenas uma seleção entre os quase 200 veículos de imprensa alternativa no período da ditadura militar que ele pôde compilar.

Sair da versão mobile