Ícone do site Café História

Outras Idades Médias? Em livro gratuito, historiadores examinam sociedades afro-eurasiáticas do medievo

Outras Idades Médias? Em livro gratuito, historiadores examinam sociedades afro-eurasiáticas do medievo 1

Obra é organizada pelo pesquisador Bruno Uchoa Borgongino e pode ser baixada legalmente em formato PDF. Imagem: Pintura extraída da obra Maqamat, de al-Hariri. Ima-gem gentilmente cedida pela Biblioteca Nacional da França.

Quando pensamos em História Medieval, geralmente pensamos naquilo que se convencionou chamar de “Ocidente cristão”. E isso não acontece apenas com as pessoas em geral, mas com muitos historiadores medievalistas também. Nossa historiografia nem sempre explorou na mesma medida outras dimensões do período medieval, como, por exemplo, as comunidades medievais não cristãs. Mas isso vem mudando há algum tempo. E para quem quiser acompanhar mais de perto essa importante mudança no campo dos estudos medievais, a editora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) acaba de dar uma ótima contribuição: o download gratuito do livro Para além do Ocidente cristão: outras Idades Médias?, organizado por Bruno Uchoa Borgongino.

O livro examina sujeitos históricos e sociedades afro-eurasiáticas que não se deixam enquadrar numa compreensão estrita de Idade Média. A obra está organizada em 14 capítulos que exploram, dentre outros temas e questões: as origens e a ascensão do império Khmer, no sudoeste asiático; a diversidade religiosa na Dinastia Tang; o período Kofun no Japão dos séculos III a VII; a via mística dos sufis no contexto islâmico medieval; a arqueologia das sociedades do sudeste africano dos séculos de VI a XVI; as vidas cristãs para além do Ocidente, a exemplo do confronto entre o poder laico e o religioso nos séculos XI e XII da Rus Kieviana, ou da sociedade bizantina sob guerra entre os séculos XI e XII, ou, ainda, do papel do duplo sabbath na Etiópia cristã do século XV.

Os autores e autoras são pesquisadores e pesquisadoras de diferentes instituições e diferentes áreas correlatas de estudo. A obra é mais uma a integrar a Série Ars Historica, do Programa de Pós-Graduação em História da UFPE, dedicada a promover uma mais ampla divulgação da produção científica da área da História, em formato digital e com disponibilização gratuita.

Sair da versão mobile