Ícone do site Café História

“O Nazismo como um movimento de esquerda”: historiadora fala sobre as possíveis origens dessa ideia

Nazismo e esquerda. Tatiana Poggi, professora de História da UFF, acredita que os trabalhos de economista Ludwig von Mises estão na origem desta associação.

Bruno Leal | Agência Café História

No último sábado, grupos de nacionalistas brancos, neonazistas e membros da Ku Klux Klan (KKK) saíram às ruas da pequena Charlottesville, no estado de Virgínia, nos Estados Unidos, para protestar contra a retirada de uma estátua do general confederado Robert E. Lee, que lutou pela independência dos estados do Sul para evitar a abolição da escravatura no país. Com tochas nas mãos, gritavam palavras de ódios contra negros, imigrantes, gays e judeus. O episódio acabou em confronto com grupos antifascistas e antirracismo que estavam acompanhando a bizarra manifestação. Desde então, o episódio tem repercutido bastante nas redes sociais e requentou, especialmente no Brasil, uma ideia que, embora absurda, parece convencer algumas pessoas: a ideia de que o nazismo foi um movimento de esquerda.

“O trabalho liberta” – inscrição cínica encontrada na entrada dos campos de concentração nazistas. Foto: Pixabay

Nesta terça-feira, o historiador Michel Gherman, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), publicou um artigo bastante preciso no Estadão explicando de forma bastante contundente aquilo que até então parecia óbvio: que o nazismo é de extrema-direita. O historiador Felipe Schadt, em post bastante compartilhado no Facebook, também falou a respeito, destacando vários trechos anticomunistas e antimarxistas do Mein Kampf (“Minha Luta”). Mas há uma outra questão importante a ser respondida aqui: de onde vem essa ideia? O Café História foi, então, em busca de respostas.

Para isso, conversamos com a historiadora Tatiana Poggi, professora de História Contemporânea do Instituto de História da Universidade Federal Fluminense (UFF). Poggi trabalha principalmente com História dos Estados Unidos e movimentos conservadores, especialmente os fascismos. Sua tese de doutorado, realizada na UFF e na Universidade de Virgínia, defendida em 2012, intitula-se: “Faces do Extremo: uma análise do neofascismo nos Estados Unidos da América 1970-2010”.  (Download aqui).

Reproduzimos a seguir, na íntegra, a colaboração de Poggi com o Café História:

“Até onde sei, o primeiro a fazer uma afirmação nesse sentido foi Ludwig von Mises, expoente da “Escola Austríaca” e grande influenciador do pensamento de Friedrich Hayek e Murray Rothbard. Em sua crítica ao intervencionismo do estado e defesa do livre mercado, Mises identificou o Estado nazista como totalitário (não exatamente no sentido da teoria dos totalitarismos, que só surgiria no contexto da Guerra Fria) e socialista. Ele considerava todos os movimentos e regimes socialistas como totalitários na medida em que o Estado intervinha em todas as áreas da vida, comprometendo a liberdade individual e o livre mercado. No caso do nazismo, ainda que o Estado não tivesse a propriedade dos meios de produção, detinha o controle sobre os mesmos, limitando a livre possibilidade de ação, de troca, dos empresários, dos indivíduos, enfim da esfera privada no geral. É possível ver essa crítica em dois livros dele: “Intervencionismo, uma Análise Econômica”, de 1940 e “As seis lições”, de 1979.

Essa análise não teve grande repercussão à época, isto é, nos anos 1940, mas veio ganhando maior visibilidade recentemente com o inegável sucesso das teses revisionistas a partir de fins dos anos 1960 e, mais recentemente, de teses neoliberais e anarco-capitalistas, como as influenciadas por Murray Rothbard. Essas últimas, em sua maioria não têm grande respeitabilidade no meio científico, sendo realmente simplistas em sua lógica argumentativa, sem maior análise empírica e sem levar em conta certas condições históricas. O revisionismo é outro caso. Consiste em uma corrente liberal da historiografia que dialoga e se contrapõe à teorias que criticam dinâmicas e estruturas sociais baseadas na desigualdade e na exploração, como o marxismo, a Escola dos Annales, a teoria crítica dos Frankfurtianos, a teoria da dependência, etc. O revisionismo oferece uma chave explicativa alternativa e comprometida com a crítica às ideias de dominação, luta, conflito e revolução, entendendo-as não mais como caminho que leva à conquistas e à emancipação, mas como um caminho para servidão, desordem, violência e terror.

Alguns desses autores, François Furet particularmente, recuperaram e jogaram nova luz justamente à tese do totalitarismo, um conceito claramente apologético ao capitalismo liberal cunhado no contexto da Guerra Fria, primeiramente por Hans Kohn e popularizado nos trabalhos de Hannah Arendt, Raymond Aron e Zbigniew Brzezinski. Em seus escritos, já em 1950, observa-se uma clara defesa da natureza revolucionária dos regimes totalitários, uma vez que observavam uma proposta de ruptura radical com o passado, ensejando a modernidade. Desse modo, eles não viam o nazismo como uma filosofia política e um movimento conservador ou reacionário. Ao contrário, esse projeto de sociedade olhava para frente, tinha os olhos no futuro, era inovador em seu estilo, retórica e forma de fazer política e, por isso, em sua visão, poderia ser caracterizado claramente como revolucionário.

A associação entre revolução/jacobinismo/participação popular e terror/violência/autoritarismo/opressão se popularizou e vem sendo retomada por diversos autores revisionistas em suas análises de diversos processos históricos, como a revolução russa, o fascismo, os regimes autoritários da Europa Ibérica e da América Latina, fazendo do revisionismo uma tradição intelectual que atravessa a história contemporânea.

[perfectpullquote align=”right” cite=”” link=”” color=”” class=”” size=””]Mais do que um debate intelectual, acredito que o propósito seja político, ainda mais no contexto atual de implementação de políticas de austeridade e restrição de direitos políticos e sociais. [/perfectpullquote]

Apesar de anterior ao revisionismo, entendo que o resgate das teses do totalitarismo e principalmente da ideia de que revolução (socialista ou burguesa) resvala inevitavelmente em terror, contida nas teses do totalitarismo e nos escritos anarco-capitalistas, não é despropositada ou inconsciente. Minha intenção aqui não é associar revisionismo a anarco-capitalismo, mas apontar para o impacto social gerado pela suavização do conservadorismo de certos movimentos e ideologias. Essas teses, ainda que diferentes, parecem contribuir para o fortalecimento desse imaginário.  Mais do que um debate intelectual, acredito que o propósito seja político, ainda mais no contexto atual de implementação de políticas de austeridade e restrição de direitos políticos e sociais. Teorias que desqualifiquem a intenção de mudança social através da luta, que obscureçam a dominação e promovam a passividade e a desesperança, caem como uma luva para intelectuais e ativistas apologéticos da ordem e para uma mídia comprometida com os interesses do grande empresariado.

É nesse contexto que vejo a recuperação das ideias de Mises e Arendt e sua associação entre nazismo e socialismo.”


Como citar essa notícia

CARVALHO, Bruno Leal Pastor de. “O Nazismo como um movimento de esquerda”: historiadora fala sobre as possíveis origens dessa ideia. (Notícia). In: Café História – história feita com cliques. Disponível em: https://www.cafehistoria.com.br/nazismo-e-esquerda/. Publicado em: 15 Ago. 2017. Acesso: [informar data].

Sair da versão mobile