Ícone do site Café História

História do Esoterismo

História do Esoterismo 1
Professor da Universidade Federal de Santa Maria é o nosso especialista convidado.

Por Francisco Mendonça Júnior

A presença acadêmica da pesquisa sobre o Esoterismo é algo relativamente novo, ainda que o tema estivesse já há muito tempo presente, de uma forma ou de outra. Contudo, somente com iniciativas como a criação de cátedras específicas ao estudo do Esoterismo, enquanto fenômeno histórico, em Paris, Exeter e Amsterdã é que entendemos ter-se inaugurado de fato a pesquisa acerca do Esoterismo como uma área acadêmica em si, não sendo apenas objeto de outros campos de investigação, buscando construir uma análise livre de preconceitos e julgamentos de valor. Na qualidade de codiretor do Centro de Estudios sobre el Esoterismo Occidental de la Unión de Naciones Suramericanas (CEEO-UNASUR) apresento algumas obras que considero fundamentais para se começar a conhecer essa área de pesquisa. Convido a todos para visitar nosso site, onde são disponibilizadas mais referências bibliográficas, além de informações sobre nossas atividades.

Lista traz grandes clássicos do campo da história do esoterismo.

1. YATES, Frances Amelia. Giordano Bruno e a tradição hermética. São Paulo: Cultrix, 1995.

Ainda que a obra da historiadora inglesa Frances Yates não trate em momento algum do Esoterismo, consideramos tal trabalho como um daqueles fundamentais para a área. A partir de sua formação no Warburg Institute, Yates buscou compreender aquilo que ela identificou como pedras angulares para a construção do pensamento do italiano Giordano Bruno, se tratando de correntes esotéricas, como o hermetismo, por exemplo. Ainda que seu olhar esteja hoje datado e criticado, permanece inegável a contribuição de Yates ao trazer à tona a importância das ideias de natureza esotérica para a formação da paisagem intelectual do Renascimento.

2. FAIVRE, Antoine. O Esoterismo. Campinas; São Paulo: Papirus, 1994.

Tradução de L’Esoterisme de 1992, essa obra de Antoine Faivre é um dos trabalhos fundamentais para a pesquisa acadêmica acerca do Esoterismo. Adotando um recorte histórico que parte da Antiguidade até o Século XX, Faivre se propõe a discutir as principais correntes esotéricas que surgiram nesse extenso período. Contudo, talvez até mais importante do que tal discussão, seja a reflexão que ele apresenta na Introdução. Ele realiza uma discussão acerca do termo Esoterismo e da relação de seus significados com alguns contextos históricos, culminando na definição de Esoterismo a partir da possibilidade de identificar em um dado fenômeno histórico quatro qualidades fundamentais (Correspondências; Natureza Viva; Imaginação e Mediações; Experiência da Transmutação), podendo estar presentes mais duas qualidades relativas (Prática da Concordância e a Transmissão).

3. CORSETTI, Jean-Paul. História do esoterismo e das ciências ocultas. Braga: Círculo de Leitores, 2004.

Tributário declarado do trabalho de Antoine Faivre, Jean-Paul Corsetti apresenta uma proposta muito semelhante à de seu autodeclarado referencial. Corsetti também se propôs a construir uma História do Esoterismo tendo como recorte desde a Antiguidade egípcia até o século XIX na Europa, apresentando um esforço mais profundo do que aquele que pode ser percebido em O Esoterismo. Ressaltamos a rica discussão que Corsetti faz na busca por diferenciar Esoterismo e Ocultismo.

4. BUBELLO, Juan Pablo. Historia del esoterismo en Argentina. Prácticas, representaciones y persecuciones de curanderos, espiritistas, astrólogos y otros esoteristas. Buenos Aires: Editorial Biblos, 2010.

Fruto de sua tese de doutoramento, este livro do Professor Juan Pablo Bubello possui como grandes virtudes o trabalho sério e exaustivo de historiador, bem como apresentar uma discussão acerca do esoterismo na América Latina, mais especificamente na Argentina. Tendo como recorte temporal o final do Período Colonial até a Contemporaneidade, Bubello busca analisar as manifestações esotéricas na sociedade argentina, tanto rural quanto urbana, se valendo dos mais variados tipos de documentos, como filmes, jornais, processos judiciários, entre outros. O esforço de Bubello é de apresentar o esoterismo enquanto campo autônomo de análise historiográfica, livre dos olhares pré-concebidos de folcloristas, historiadores da ciência e da medicina, podendo assim perceber as relações do fenômeno esotérico com os demais campos da experiência humana, como o mundo da política, por exemplo. Incluímos este trabalho na presente lista motivados pela forma como ele apresenta o emprego do conceito de Esoterismo para compreender a realidade histórica sul-americana, servindo portanto como ponto de diálogo para quem decidir realizar esforço semelhante em terras brasileiras.

5. HANEGRAAFF, Wouter, FAIVRE, Antoine, Van der BROEK, Roelof & BRACH, Jean-Pierre. Dictionary of Gnosis and Western Esotericism, Leiden-Boston, Brill, 2006.

Este dicionário contendo algumas centenas de verbetes foi organizado e composto por expoentes da pesquisa acadêmica acerca da História do Esoterismo, sintetizando boa parte da produção de qualidade sobre esse tema. De fácil consulta e com textos ágeis, além de seu grande potencial para a introdução dos diversos temas atinentes à História do Esoterismo, cada verbete ainda apresenta sugestões bibliográficas que permitem ao leitor encontrar uma direção caso deseje se aprofundar sobre algum tema.


Francisco Mendonça Júnior – possui graduação em História (2005) pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestrado (2009) e doutorado (2014) em História e Culturas Políticas pela mesma universidade, com a realização de estágio sanduíche na Université Paris-Est Créteil. Atualmente, é professor do departamento de história da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Já atuou como analista de gestão, proteção e restauro do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais. Tem experiência na área de pesquisa em História, com ênfase em História Medieval, História do Renascimento, História do Esoterismo, História Política e História do Livro e da Leitura. Também é membro do LEME – Laboratório de Estudos Medievais (USP-UNICAMP-UFMG-UNIFESP-UFG), bem como da Associação Brasileira de Estudos Medievais (ABREM) e da European Society for the Study of Western Esotericism (ESSWE). Atualmente ocupa o cargo de codiretor do Centro de Estudios sobre el Esoterismo Occidental de la UNASUR (CEEO-UNASUR), grupo de pesquisas afiliado a ESSWE, e de diretor assistente do Studia Hermetica Journal.

Sair da versão mobile