Ícone do site Café História

Fundação Getúlio Vargas abre inscrições para evento de abertura do Arquivo Jorge Zahar Editor

Fundação Getúlio Vargas abre inscrições para evento de abertura do Arquivo Jorge Zahar Editor 1

A Editora Jorge Zahar foi pioneira na publicação de livros de ciências humanas e sociais no Brasil.

Dentro das comemorações do cinquentenário de criação do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil, a Casa Acervo anuncia a abertura do arquivo pessoal do editor Jorge Zahar (1920-1998), doado pela família em janeiro de 2020 e, após três anos de reunião, organização e classificação, franqueado à consulta pública, a partir de março de 2023.

Para marcar esse momento, a FGV CPDOC promove um evento com duas mesas dedicadas a analisar a trajetória de Zahar e os potenciais da pesquisa em seu acervo pessoal, seja para a história editorial do país no século XX, seja para a memória das Ciências Sociais no Brasil. O evento ocorre na próxima sexta-feira, 31 de março. Clique aqui para conhecer a programação completa e fazer a sua inscrição, que é gratuita.

Jorge Zahar

Jorge Zahar foi um editor brasileiro que fundou a editora que leva o seu nome, a Editora Jorge Zahar, em 1987. Zahar foi um importante protagonista no mercado editorial brasileiro, sendo responsável pela publicação de obras importantes e inovadoras nas áreas de psicologia, filosofia, ciências sociais, história, literatura e artes, entre outras. Ele também foi responsável por trazer para o Brasil importantes obras internacionais, como as coleções “Biblioteca Freudiana” e “Biblioteca de Ciências Sociais”. Zahar faleceu em 2014, mas a Editora Jorge Zahar continua a ser uma das mais importantes editoras brasileiras, com um catálogo diversificado e de qualidade. Em 2017, o jornalista Paulo Roberto Pires escreveu uma biografia de Zahar: “A Marca do Z: A vida e os tempos do editor Jorge Zahar”. Pires é um dos convidados do evento que ocorre na FGV.

Com informações do CPDOC/FGV

Sair da versão mobile