Historiadora cria blog para registrar o dia a dia de sua pesquisa no Egito

11 de outubro de 2017
2

“Diário de campo de uma egiptóloga portuguesa no Egito” foi lançado nesta terça-feira e também tem a função de difundir o debate sobre o Egito Antigo.

Bruno Leal | Agência Café História

A historiadora portuguesa Jessica Santos teve uma ótima (e generosa) ideia: registar o seu cotidiano de pesquisa no Egito em um blog. Santos é doutoranda em História na Universidade Nova de Lisboa (FCSH-UNL) e vai integrar durante dois meses uma equipe polaca que desenvolve trabalhos no templo de Hatshepsut, em Deir el-Bahari, no Egito. Desde ontem, já é possível  acompanhar os passos da pesquisadora no novíssimo e simpático Diário de campo de uma egiptóloga portuguesa no Egito

O blog pretende não só registrar o cotidiano de pesquisa da egiptóloga, mas também servir como um espaço de difusão sobre os estudos realizados no campo do Egito Antigo. “Inicialmente, eu tinha pensado em escrever um diário de campo enquanto estivesse no Egito. Depois, em conversa com amigos que também se dedicam ao estudo do Egito Antigo, foi-me sugerida a possibilidade de criar um blog para contar o meu dia a dia. Foi assim que acabou por surgir, dias mais tarde, o blog Diário de campo de uma egiptóloga portuguesa no Egipto” – disse Santos ao Café História.

Pesquisa-no-Egito-Antigo
Projeto pode ser uma ótima forma de saber mais sobre o Egito Antigo. Foto: reprodução

A pesquisa da estudante se intitula “Sepultamentos Infantis em Espaços Domésticos no Egito Antigo: Rituais e Espaços Funerários”. Ela é orientada pela Dra. Maria Helena Trindade Lopes e co-orientadora pela Dra. Anne Stevens, do British Museum e especialista em estudos de gênero. Em conversa com o Café História, o historiador e egiptólogo Ronaldo Gurgel Pereira, da Universidade Nova de Lisboa, elogiou Santos: “Ela é muito esforçada. Foi minha aluna de Egípcio Hieroglífico (clássico) e Hierático. Tem trabalhado com tradução de textos hieráticos inéditos em língua portuguesa e deve publicá-los em breve”.

A primeira publicação do blog já está no ar e intitula-se “Preparativos para uma viagem ao Egito”. Nela, a historiadora conta o que é necessário para viajar para o Egito. De vacinas básicas até os instrumentos de trabalho, passando pelas roupas certas, Santos elabora um texto curto, divertido, fácil de acompanhar e que desperta o interesse do leitor para novas postagens.

Quer ler mais sobre Egito Antigo? Clique aqui, aqui e aqui.


Como citar essa notícia

CARVALHO, Bruno Leal Pastor de. Historiadora cria blog para registrar o cotidiano de sua pesquisa no Egito (Notícia). In: Café História – história feita com cliques. Disponível em: https://www.cafehistoria.com.br/diario-de-uma-egiptologa/ Publicado em: 11 out. 2017. Acesso: [informar data].

Bruno Leal

Fundador e editor do Café História. É professor adjunto de História Contemporânea do Departamento de História da Universidade de Brasília (UnB). Doutor em História Social. Tem pós-doutorado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pesquisa História Pública, História Digital e Divulgação Científica. Também desenvolve pesquisas sobre crimes nazistas e justiça no pós-guerra.

2 Comments

  1. Bom dia, sou a professora joaciany Nacismento. Durante o Mestrado Profissional em Ensino de História produzi o seguinte material didático: Dicionário Ilustrado Ladrões de Marabaixo.Material do Professor,Ensino Médio. vol 1. Este material foi pesquisado a partir do estudo da tipologia das canções dos descendentes de africanos escravizados no Amapá. Gostaria de saber como faço para divulgar meu trabalho pelo site?

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Don't Miss