Historiador norte-americano especialista em Brasil é nomeado diretor de importante instituto nos EUA

Jeffrey Lesser foi nomeado no início deste mês diretor do Instituto Claus M. Halle para Aprendizagem Global, da Universidade Emory.

Por Bruno Leal | Agência Café História

O historiador norte-americano Jeffrey Lesser, especializado em História do Brasil e professor do Departamento de História da Universidade Emory, em Atlanta, nos Estados Unidos, foi nomeado no início deste mês diretor do Instituto Claus M. Halle para Aprendizagem Global. Lesser é conhecido por seus estudos pioneiros sobre imigração para o Brasil nos séculos XIX e XX, sobretudo a judaica e a japonesa.

Foto de Jeffrey Lesser
O historiador e professor da Universidade Emory , Jeffrey Lesser. Foto: Emory University

Fundado em 1997, o Instituto Halle é um importante braço da Universidade Emory, uma das mais relevantes dos Estados Unidos. Partindo da ideia de que as trocas humanas são mais ricas quando ocorrem presencialmente, o instituto fornece diversas bolsas de estudos com o intuito de levar pessoas de todo o mundo para a universidade. Seu principal objetivo é colaborar com faculdades, centros de pesquisas e outros parceiros a fim de apoiar a pesquisa, o ensino e o engajamento de acadêmicos no cenário internacional.

Em comunicado recente divulgado para a imprensa, a universidade resumiu da seguinte forma o papel que Lesser desempenhará à frente do instituto:

– Como diretor, Lesser promoverá a identidade global da Universidade Emory, ampliando a importância do Instituto Halle como um centro global de pesquisa, de oferta de bolsa de estudos e de educação. Grande parte da pesquisa e do ensino da Emory ocorre fora dos Estados Unidos. O Instituto Halle apoia as prioridades estratégicas globais da universidade, facilitando o intercâmbio de pessoas e ideias entre a Emory e instituições em todo o mundo.

Jeffrey Lesser é autor de diversos livros publicados no Brasil, como “O Brasil e a Questão Judaica”, “Uma diáspora descontente” e “A negociação da identidade nacional”, entre outros tantos. Sua mais recente publicação no país se intitula “A invenção da brasilidade”, lançado em 2016 pela Editora Unesp. Saiba mais sobre Jeffrey Lesser aqui.

Com informações do Emory History News.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*