Febre Amarela: premiado livro sobre a história da doença no Brasil disponível para download

Publicada em 2001 pela Editora Fiocruz, obra ajuda a entender a história da doença que voltou a preocupar os brasileiros.

Agência Café História

Nos últimos meses, a febre amarela, doença que parecia controlada, voltou a preocupar boa parte dos brasileiros, especialmente autoridades médicas. No último dia 7 de abril de 2017, o Ministério da Saúde confirmou 604 casos da doença desde o início do surto, em dezembro de 2016, dos quais 200 fatais. Até então, a doença encontrava-se limitada a poucas áreas do país. O aumento dos casos, especialmente em Minas Gerais e Rio de Janeiro, desperta não apenas preocupação, mas também curiosidade: que doença é essa, o que ela é capaz de fazer e porque ela assola tanto o país?

historia-da-febre-amarela
Capa do livro publicado pela Editora Fiocruz. Foto: Acervo Coc/Fiocruz

As respostas para essas perguntas, pelo menos para parte delas, podem ser encontradas no ótimo “Febre amarela: a doença e a vacina, uma história inacabada”, organizado por Jaime Larry Benchimol. Publicado pela primeira vez em 2001, pela Editora Fiocruz, o livro (400 páginas) pode ser baixado gratuitamente no site da rede SciELO.

O livro resgata a história da produção da vacina contra a febre amarela, desde 1937, permitindo uma revisão dos ensinamentos de Oswaldo Cruz. Narra ainda a história por trás desenvolvimento da vacina e dos estudos e estratégias de imunização. Além de rever aspectos técnicos, o livro traz informações sobre os estudos realizados, colaborando com pesquisas futuras. Ao se associar à Casa de Oswaldo Cruz e promover este trabalho, na celebração de seus 25 anos, Bio-Manguinhos reconhece a importância da pesquisa histórica, considerando-a como perspectiva para a compreensão das instituições e seus atuais desafios. Prêmio Jabuti 2002: Menção Honrosa na Categoria Ciências Naturais e Ciências da Saúde.

4 Comentário

  1. EXCELENTE A IDÉIA DO CAFÉ HISTÓRIA EM DISPONIBILIZAR UM LIVRO TÃO IMPORTANTE COMO ESSE. BEM QUE O CAFÉ HISTÓRIA PODERIA DISPONIBILIZAR PARA BAIXAR UM LIVRO A CADA MÊS. OBRIGADO.

  2. Não estou conseguindo baixar o livro disponibilizado pela Scielo: Febre Amarela.
    Como devo proceder??Obrigada
    P.S.Acho a ideia de Fernando Dutra muito interessante.

    • Martha, nós conseguimos aqui sem problema. Certamente é algum problema de seu navegador ou conexão. Tente de outro computador. E sim, vamos nos esforçar para trazer bons livros para todos! Valeu!

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*