Africa-e-Brasil

III Congresso Internacional de Estudos sobre África e Brasil – Setembro de 2017

Ocorre entre os dias 18 a 21 de setembro de 2017, na Universidade de Pernambuco, campus Garanhuns, o III Congresso Internacional de Estudos sobre África e Brasil. O evento é organizado pelo Núcleo de Estudos sobre África e Brasil (NEAB/UPE), que foi criado pelo grupo de pesquisa Identidades Culturais: preservação e transitoriedade na cultura afro-brasileira, tendo como objetivo “contribuir, por meio do ensino, pesquisa e extensão para o debate em torno da qualidade de vida das comunidades afro-descendentes, na busca de minimizar as desigualdades sociais para o exercício da cidadania”. As inscrições de GTs vão até 30 de janeiro. As inscrições de comunicações orais para os GTs vão de 21 de fevereiro a 21 de maio. Clique aqui para saber mais sobre o evento.

XXIX Simpósio Nacional de História – Julho de 2017

Anpuh

Entre 24 e 28 de julho de 2017, na cidade de Brasília, será realizado o XXIX Simpósio Nacional de História. “O evento, que acontece a cada dois anos, constitui-se na principal reunião acadêmica da área. Sua diversificada programação atrai pesquisadores em diferentes estágios da carreira, professores de todos os níveis de ensino e estudantes de História de graduação e pós-graduação. ‘Contra os Preconceitos: História e Democracia’ é a temática do evento que, sem dúvida, apresenta relevância histórica ímpar e grande atualidade face à complexa realidade do mundo contemporâneo. De fato, o tempo presente, no Brasil e em diferentes países do mundo, tem se caracterizado por peculiar conquista e afirmação de novos e plurais direitos, mas também tem sido marcado por forte expansão de diferentes formas de fundamentalismos e expressão de preconceitos.” (Fonte: site do SNH-Anpuh.) Estão abertas as inscrições para apresentação de trabalho, minicursos e ouvintes. Clique aqui  para saber mais sobre o evento.

XI Encontro Regional Nordeste de História Oral – Maio de 2017

De 9 a 13 de maio de 2017, o Departamento de História da Universidade Federal do Ceará realiza o XI Encontro Regional Nordeste de História Oral – Ficção e poder: oralidade, imagem e escrita. Estão abertas as inscrições para participação em oficinas. O evento “tem uma vocação essencialmente interdisciplinar, envolvendo a história oral em debates com a literatura, a escrita da história, o cinema, a pintura e a escultura, levando-se em consideração as lutas pela domesticação do passado que acontecem através de variados dispositivos e que, no decorrer das experiências sociais, ora se aliam, ora se excluem” (Fonte: site do Encontro). O evento ocorrerá no Centro de Humanidades, Campus Benfica. Mais informações, aqui.