Sociedade Brasileira de Estudos do Oitocentos se consolida no meio acadêmico de História

Entidade acaba de eleger nova diretoria e realiza evento em outubro.

Bruno Leal | Agência Café História

A Sociedade Brasileira de Estudos do Oitocentos (SEO) vem se consolidado nos últimos anos como uma das principais referências para os historiadores que pesquisam o século XIX no Brasil. Criada em 2010 com o objetivo de congregar os estudiosos do “longo século XIX” no país, a entidade tem sede no estado do Rio de Janeiro, na Universidade Federal Fluminense, e surgiu a partir de um grupo de estudos e pesquisas da UFF, o Centro de Estudos do Oitocentos (CEO). Desde então, a sociedade tem conectado pesquisadores de universidades nacionais e estrangeiras.

– Acredito que a SEO vem sendo muito bem-sucedida em seus objetivos. Pesquisadores de todas as regiões do país se filiaram a ela e vêm participando ativamente dos eventos que a sociedade promove. Agora mesmo, na Anpuh Nacional, em Brasília, nós tivemos quatro ou cinco simpósios temáticos que foram propostos por membros da sociedade e onde muitos dos seus sócios estão apresentando seus trabalhos – afirmou Samuel Albuquerque, professor da Universidade Federal de Sergipe (UFSE) e primeiro tesoureiro da entidade.

Diretoria Sociedade Estudos do Oitocentos
Nova diretoria da Sociedade Brasileira de Estudos do Oitocentos (SEO). Foto: Alexandre Mansur Barata.

No final do último mês de julho, durante o XXIX Simpósio Nacional de História da Anpuh, na Universidade de Brasília, a SEO elegeu e tomou possa a sua nova diretoria para o biênio 2017-2019, que tem a seguinte composição: Presidente – Tânia Maria Bessone (UERJ); Vice-Presidente – Marcelo Cheche (UFMA); Primeira Secretária – Adriana Campos (UFES); Segundo Secretário – Jonis Freire (UFF); Primeiro Tesoureiro – Samuel Albuquerque (UFSE); Segundo Tesoureiro – Wlamir Silva; Conselho Fiscal: José Miguel Arias Neto (UEL); Jaime Rodrigues (UNIFESP) e Bruno Aidar (UNIFAL).

Eventos

A SEO tem promovido dois eventos importantes no campo dos estudos sobre o século XIX. Nos anos pares, ocorre o “Seminário Internacional Brasil no Século XIX”. A primeira edição aconteceu em agosto de 2014 na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), e a segunda, em novembro de 2016 na Universidade Estadual de Londrina (UEL). Já nos anos ímpares, ocorrem os “Encontros de Pós-Graduandos da SEO”. O primeiro ocorreu em 2015 na Universidade Federal de São João del-Rei, e o segundo vai acontecer entre os dias 24 e 25 de outubro deste ano na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). De acordo com Albuquerque, o objetivo do encontro de pós-graduandos é “reunir, periodicamente, alunos de mestrado e doutorado, além de professores, enfim, pessoas que estudam século XIX. O recorte temporal é esse, então, mas o recorte espacial, por outro lado, é imenso, contendo estudos sobre o Brasil e o exterior”.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*