Confira o material apresentado por Carlos Fico no Simpósio Nacional de História da Anpuh

Coordenador da área de História na CAPES apresentou dados e reflexões sobre a Pós-Graduação em História no Brasil.

Por Bruno Leal | Agência Café História

Em parceria com História da Ditadura

Na noite da última terça-feira, o historiador Carlos Fico, professor do Instituto de História da UFRJ e coordenador da área de História na CAPES, falou para um auditório lotado na Universidade de Brasília (UnB), onde está acontecendo o XXIX Simpósio Nacional de História. Com uma conferência intitulada “Pós-Graduação em História no Brasil”, Fico apresentou dados e reflexões que permitem uma melhor compreensão dos desafios e conquistas da área no país. Centenas de pessoas, entre professores e pós-graduandos do Brasil inteiro, acompanharam a conferência.

Carlos-Fico-Anpuh
Carlos Fico e a coordenadora da mesa, Tânia Regina de Luca (UNESP/Assis). Foto: Bruno Leal.

O historiador compartilhou gentilmente com o Café História a apresentação utilizada por ele nesta conferência. Faça o download do arquivo em PDF clicando aqui.

Na conferência, Fico falou de sua experiência ao longo dos últimos sete anos como coordenador da área na CAPES, apontou uma “crise no mestrado”, expôs dados consolidados das pós-graduações em História no país e quatro propostas objetivas de reformulação dos mestrados e dos doutorados. O evento aconteceu três semanas depois da Avaliação Quadrienal 2017 da Área de História do período 2013-2016. Uma comissão composta por 23 historiadores avaliou 60 programas de 56 instituições.

O Café História fez a transmissão ao vivo da conferência, que pode ser vista na íntegra aqui. Como a transmissão foi experimental, tanto o áudio quanto o vídeo não estão na melhor qualidade. Para conferir a gravação do evento em alta qualidade, clique aqui.

Carlos Fico –  É bacharel em história pela UFRJ (1983), mestre em história pela UFF (1989), doutor em história pela USP (1996), onde também fez um estágio de pós-doutoramento em 2006/2007. É Professor Titular de História do Brasil da UFRJ e pesquisador do CNPq. Dedica-se ao ensino de teoria e metodologia da história e de história do Brasil republicano e desenvolve pesquisas para a história dos seguintes temas: ditadura militar no Brasil e na Argentina, historiografia brasileira, rebeliões populares no Brasil republicano e história política dos Estados Unidos durante a Guerra Fria. Criou o Centro Nacional de Referência Historiográfica na UFOP, juntamente com Ronald Polito, e coordenou o Programa de Pós-graduação em História Social da UFRJ entre 2002 e 2006. Foi “Cientista do Nosso Estado” da FAPERJ entre 2003 e 2006. Recebeu o Prêmio Sergio Buarque de Holanda de Ensaio Social da Biblioteca Nacional em 2008. É o Coordenador da Área de História da Capes até março de 2018.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*