Academia Brasileira de Letras oferece serviço online que tira dúvidas de ortografia e gramática

Serviço é recomendado para quem precisa de uma consultoria boa, rápida e sem custos em língua portuguesa.

Bruno Leal | Agência Café História

O site da Academia Brasileira de Letras (ABL) disponibiliza um serviço gratuito para ajudar quem possui dúvidas sobre ortografia e gramática da língua portuguesa, o “ABL responde”. Para utilizar o serviço, basta informar o nome, o e-mail e a dúvida.

O site não informa o tempo de resposta, mas é muito provável que este varie de acordo com a complexidade da dúvida, a demanda pelo serviço e o horário do envio. Nós fizemos um teste em uma manhã de dia útil e tivemos uma reposta em pouco menos de uma hora.

"ABL responde é gratuito".
“ABL responde” é online e  gratuito. Fonte: Pixabay

O serviço é fundamental para qualquer cidadão, mas pode ajudar principalmente professores e acadêmicos, que frequentemente estão escrevendo projetos, trabalhos, artigos, monografias, dissertações e teses. O “ABL responde” pode ajudar em diversas frentes: emprego do hífen, uso da crase, grafia, pronúncias, acentuação, emprego de maiúscula e minúscula, concordâncias, pontuação, regência, pronomes e outros tantos.

De acordo com o site, a instituição, no desempenho deste serviço, “tem por fim a cultura da língua nacional. Isto significa que a língua deve ser cultivada na sua variedade padrão ou exemplar, tomando por modelo sua expressão literária. Tal finalidade limita a ABL ao registro dos usos tidos por modelares e corretos, bem como ao sistema ortográfico convencional, por se tratar da unidade da língua escrita”.

5 Comentário

  1. A brilhante iniciativa da ABL entra em frontal rota de colisão com o discurso de professores que,subestimando a norma culta, alegam que ao escritor basta se fazer entendido. Que pobreza!

  2. Estou escrevendo minha dissertação de Mestrado, e no texto uso aspas em algumas palavras, mas a banca examinadora, na fase de qualificação, implica em dizer que aspas é somente para ser usada quando eu utilizar palavras estrangeiras. Portanto, gostaria de saber de fato se posso usar as aspas no texto científico. Qual permissibilidade?

    • Oi, Francisco. Tudo bem? Obrigado por escrever. Então, o Café História não presta este tipo de serviço. Neste caso, você deve usar o serviço que nós indicamos na notícia, o “ABL Responde”. Ou seguir as normas do seu programa de pós-graduação. Abraço!

  3. Parabéns!!!! Adorei esta iniciativa tão nobre e útil para nós professores, mesmo que no Brasil atual, sejamos tão desvalorizados. Obrigada!!!!

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*